segunda-feira, 28 de abril de 2008

TV digital: poderosa plataforma para serviços eletrônicos

Interatividade vai dar à TV digital um ambiente virtual semelhante ao da internet, porém mais fácil de usar

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a televisão aberta é o meio de comunicação com maior penetração no país (97%) – em seguida, vem o celular (67,6%) e, depois, o telefone fixo (49,7%). Os sinais de TV cobrem praticamente todo o território brasileiro, chegando até a localidades que não têm acesso a outros recursos de telecomunicações, como o celular e o telefone. Por isso, a TV é um importantíssimo instrumento de comunicação no país.


A TV digital terrestre – que entrou no ar no dia 2 de dezembro na cidade de São Paulo – é o primeiro passo para uma TV digital interativa (TVDI). E a TVDI é uma plataforma de telecomunicações que, no futuro, a população poderá utilizar para ter acesso a qualquer serviço eletrônico, como os oferecidos pelos bancos ou pelo governo, por exemplo. Ela traz um ambiente virtual semelhante ao da Internet, porém com uma linguagem totalmente diferente, que é a da TV. É, portanto, mais amigável e fácil de usar.

Com base nessa visão, o CPqD vem trabalhando no desenvolvimento de ferramentas e aplicações de TV interativa para o Sistema Brasileiro de TV Digital, dentro do projeto SBTVD.

Nenhum comentário: